sábado, 4 de setembro de 2010

VENDINHA DA CIDADE GRANDE

O livro de culinária mais bacana que eu vi ultimamente foi escrito pela Heloísa Bacellar, “Cozinhando para Amigos”, e há tempos estava ensaiando para conhecer o restaurante dela, o Lá da Venda. Estava ali pela Vila Madalena procurando roupas para gestante e coisinhas para bebês e, finalmente, topei com o lugar bem na hora do almoço. Na verdade nem sei se eu posso chamar de restaurante propriamente, porque, na entrada, o que primeiro se encontra é uma vendinha de tudo um pouco, naquele estilo antigo que hoje só se encontra em cidades bem pequenas. Depois, ao fundo, é que se chega ao ambiente da gastronomia. Achei interessante essa mistura do restaurante ao fundo da lojinha que vende desde panelas, bordados prontos, lã e linhas, brinquedos retrô, artesanato, ecobags a lindas toalhas de mesa. Cheguei sozinha e logo me sentei numa das mesinhas de ferro ao ar livre (o teto é retrátil) para provar a boa e despretensiosa comida da Heloísa. O atendimento me agradou de cara e já fui recebendo uma entradinha cortesia deliciosa: bolinho de carne com massinha de milho. Depois, ao som de uma excelente seleção musical que foi de Maria Bethania, a Caetano e chorinho, provei entre os pratos do menu, que mudam todos os dias, a torta cremosa de frango com uma reconfortante saladinha ao molho de mostarda ancienne (que eu adoro), acompanhada de suco de amora orgânico e seguida de um sorvete de chocolate branco com framboesa. A torta acompanhada da salada estava muito saborosa, com aquele gostinho de feita em casa, mas o sorvete, apesar de gostoso, não era dos mais cremosos que já provei. Mesmo depois de ter provado tudo isso ainda fiquei morrendo de vontade de experimentar um dos doces que ficam expostos numa vitrine que forma um café dentro da vendinha. O pudim de tapioca ficou me chamando, me chamando, mas eu resisti bravamente. Toda vez que saio de um lugar passando vontade de alguma coisa, sempre uso a minha tradicional técnica de pensar que uma vontade súbita de comer aquilo será um ótimo motivo para voltar em outra ocasião e me acalmo. Não que precise de melhor justificativa para voltar ao Lá da Venda do que tudo ali ser mesmo uma delícia! (Dani Krause)


www.ladavenda.com.br
Rua Harmonia, 161 - Vila Madalena
Tel.: (11) 3037-7702

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ARMÁRIO DE GRÁVIDA

"Só" porque você está grávida é preciso mesmo se vestir com roupas desengonçadas, herdadas da mãe e da sogra com estampas da década de 70? Ou, pior, as roupas do marido que te deixam um balão ou com a popa da barriga aparecendo? Não, não é preciso. Pesquisando aqui em São Paulo, por necessidade própria, descobri algumas lojas com roupas muito bem cortadas, com cores e estampas que favorecem o período de excesso de peso temporário e o formato alterado dos corpos das gestantes. Claro que, comparativamente ao que existe, por exemplo, nos Estados Unidos, ainda temos poucas opções e as boas são relativamente caras. Mas é um período curto e, racionando bem na quantidade e escolhendo peças coringas, acaba valendo o investimento para as futuras mamães não ficarem parecendo um botijão de gás com roupinha de juta e crochê. Agora que estou quase a caminho da maternidade, achei interessante dar umas dicas para as gravidinhas paulistanas (ou não) e espero que ajude bastante:
A Espaço Gestar é um loja ampla e tem muita opção de calças jeans com elástico confortável e outras roupas casuais e para o trabalho. Vai ser difícil encontrar roupas de festa lá, mas para o dia-a-dia não penso em loja mais adequada e com preços mais justos. Lá, também, você encontra toda a parte de lingerie (incluindo a marca MyLady, que sai um pouco daquela cor da pele básica para grávidas e tem opções bonitas para gestantes e para a fase de amamentação), cintas, pijamas e camisolas. Tudo num lugar só. Vale a visita.
Na Maria Barriga você encontra roupas com um corte um pouco mais sofisticado, ideais para quem trabalha em ambientes mais formais ou precisa de uma roupa mais bacana para um evento social. São peças clássicas, mas com cores super modernas e pensadas para favorecerem o corpo da grávida. Você encontra calças retas, camisas e blusas lindas e vestidos para comemorações e festas em geral. Aproveitei a liquidação dos últimos dias e comprei um vestido de malha muito prático e uma linda camisa verde-escuro que eu estou usando agora na gravidez e, como ela tem botões em cima, ainda vou poder usar na fase de amamentação. Isso é que eu falo de pensar bem sobre essas roupas de gravidez. Precisam ser poucas, bonitas e úteis para você depois não ficar com um armário lotado de coisas que sabe Deus quando vai usar de novo.
A Mammy Gestante, que tem lojas no Shopping Iguatemi e na Vila Nova Conceição, faz a linha das mais sofisticadas e tem roupas lindas. Acabei não comprando nada na loja por não ter necessidade, mas compraria fácil várias coisas.
Na semana passada precisei de um vestido longo para um casamento muito chique e que encaixasse a minha barriga de mais de 8 meses com perfeição. Nem pensei duas vezes e resolvi passar na famosa Zazou. As roupas são bacanérrimas, mas, fora os imperdíveis períodos de bazar (valem ser acompanhados), os preços não são tão encantadores assim. Só que, como eu já disse, pensando bem nas opções e comprando poucas e boas coisas, vale muito.
Entre as lojas de departamento, a Renner também tem uma linha de maternidade. Mas, nas três lojas em que eu estive (posso só ter dado azar) vi poucas peças, com numeração faltando e cores meio berrantes. Que mania de achar que uma mulher com uma barriga gigante fica bem em macacões inteiriços rosa choque... Não fica! Nessa linha maternidade da Renner acho que valem ser compradas as calças jeans e as camisas clássicas brancas e pretas que são opções mais baratas para o dia-a-dia e montam um visual básico irrepreensível.
Uma outra dica legal que eu recebi foi da loja Bebê a Bordo Moda Gestante. Não conheço a loja pessoalmente, mas uma amiga disse que encontrou peças simples e bonitas por preços ótimos, o que, claro, vale enfrentar uma certa aglomeração na Rua José Paulino no tradicional Bom Retiro. No site vi uma ou outra peça interessante sim, mas não acho legal essa coisa de comprar roupas (de gestante ou não) pela internet porque na hora de experimentar é que se pode ver se cai bem ou não em você. (Dani Krause)

www.espacogestar.com.br
www.mylady.com.br
www.mariabarriga.com.br
www.zazou.com.br
www.lojasrenner.com.br
www.bebeabordomodagestante.com.br