sexta-feira, 1 de maio de 2009

A PAULISTANA LIVRARIA CULTURA

Poderia escrever um post sobre Livrarias, que para mim é como parque de diversões para crianças. Mas a Livraria Cultura merece um texto à parte. Não que ela seja minha preferida, mas ela é diferente. Conheci a Livraria Cultura do Conjunto Nacional há uns dez anos, quando estudava ali no prédio da Gazeta. Era menor que a de agora mas já guardava seu encanto e, especialmente, o zelo no atendimento. E é isso que a torna tão diferente. Seus profissionais sabem como atender o cliente. Sabem do que nós falamos. E sabem porque realmente se interessam por cultura. Taí algo que muitas empresas poderiam aprender. Isso é o que chamamos de estar alinhado ao negócio. Seja por treinamento, por seleção, ou um pouco de tudo, a Livraria Cultura tem profissionais alinhados à sua (não dá para usar outra palavra) cultura. [Ai, acho que estou confundindo esse blog com o da VOCÊ RH]. Mas, seguimos. Passei por lá hoje para ver se encontrava o CD que não achei na Fnac: Mi Buenos Aires Querido, do Daniel Barenboim. Claro que encontrei. Imediatamente o vendedor de CDs me indicou para a seção de clássicos (que fica separada) e outro vendedor já colocou o CD em minhas mãos, explicando que era importado, sua qualidade e tal. Eu já tinha ouvido o CD e percebi, claramente, que ele conhecia mesmo o produto.Além de ter quase tudo que a gente quer, o diferencial da Cultura está nessa conversa – cliente/funcionário. E já que falei de gestão de pessoas não posso deixar de ligar a gestão da Cultura ao seu sucesso. A livraria, que nasceu do aluguel caseiro de alguns livros feito por Eva Herz, mãe do atual dono, Pedro Herz, está hoje em quatro estados brasileiros e conta ainda com planos de expansão. Eles souberam crescer de forma profissional sem perder o encanto que o mundo dos livros oferece. E crescer significa abrir uma mega loja no próprio Conjunto Nacional (um lugar com a cara de São Paulo) que, mais do que apenas uma livraria, se transformou em passeio de paulistano. O que não falta é gente – em qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana – passando por lá para tomar um cafezinho, comer alguma coisa ou só para dar aquela xereteada básica nos títulos em destaque. Quando estou na Paulista, entrar na Cultura é rota obrigatória. O duro é sair do meu parque de diversões sem comprar algum brinquedo. (Dani Diniz)
www.livrariacultura.com.br

2 comentários:

  1. Oi Dani,

    Adoooooro a Cultura!!! Concordo com vc: o atendimento e a variedade dos produtos são os pontos altos. Pena que eles tenham subido tanto os preços depois da nova loja, para pagar o investimento, acredito. E que o site deles seja um tanto quanto enrolado, na minha opinião. Quando preciso comprar a distância, ligo direto para a loja e eles entregam em casa por uma taxa de R$ 7. Serviço bacana, né?

    Beijos e bom final de semana,

    Isa

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto! E, principalmente fiquei maluca para conhecer a Livraria Cultura do Conjunto Nacional de São Paulo.

    Livrarias par mim também são como parque de diversões para crianças (os meus 2 babys já adoram tbm).

    Acho que a Cultura deveria pagar pela propaganda...estava buscando no google livraria em são paulo, achei o site de vcs. Muito bom! Parabéns!

    Sucesso!
    Ramaiana.

    ResponderExcluir