quinta-feira, 2 de abril de 2009

DOCE CANTO DE HIGIENÓPOLIS

Hoje pensei que iria encontrar uma grande amiga de manhã. Daquelas amizades de infância em que o tempo não destrói mas a distância prejudica. Não deu certo. Ela se enrolou no curso que está fazendo perto da minha casa e eu acabei tomando café sozinha. Não foi terrível, afinal estava num cantinho charmoso do meu bairro, Higienópolis. E é sobre esse cantinho que quero falar – entre as ruas Pará e Itacolomi. Aos poucos, esse canto foi recebendo vários lugares gostosinhos e bacanas. O restaurante Ici Bistrô foi um dos primeiros. Depois veio a Dulca, uma confeitaria tradicional paulistana, onde eu tomei meu café. O folheto diz que ela existe desde 1951 e seus mini doces são o que há de melhor por lá. Tomar um café acompanhada de um mini sonho, por exemplo, mata a gula sem peso na consciência. Fora que tudo é tão charmoso que faz bem para os olhos. Em época de Páscoa, o pequeno jardim está enfeitado de ovos e há galinhas de cerâmica pintadas de diferentes cores e de todos o tamanhos, cheias de ovinhos. Um presente diferente para o domingo de Páscoa. Ao lado da Dulca, na própria Rua Pará, um cubículo que cheira chocolate, com mesinhas na calçada, também instiga a curiosidade. É o choco.lab. Lá estive apenas uma vez mas valeu muito a pena. Tomei um café (já deu para notar que sou apaixonada por café) com uma trufa de chocolate meio amargo com laranja. Deliciosa. É possível encontrar vários tipos de chocolate por lá, com suas explicações de origem, teor de cacau etc. Um paraíso para os chocólatras. Sem sair da Rua Pará, também esquina com a Itacolomi, e bem em frente à Dulca, a Mercearia do Francês caiu no gosto do público de Higienópolis. Sempre está lotada. A fórmula foi bem feita: um ambiente agradável, com parte das mesas ao ar livre, e um cardápio simples mas gostoso que vai de sopas, massas até, claro, crepes deliciosos (o cardápio está disponível no site). Tem um porém apenas. À uma da manhã eles viram abóboras e começam -- delicadamente – a expulsar os clientes, limpando mesas e virando cadeiras para cima. Um jeito francês de dizer “tchau”. (Dani Diniz)

2 comentários:

  1. Oi Dani,

    Saudades de vc e de Higienópolis, apesar de trabalhar aqui do lado, no Centrão. Ótimas dicas, vou ficar de olho. Parabéns pelo blog!!! Como já te falei, o título e a "pegada" são ótimos.

    Beijão,

    Isa

    ResponderExcluir
  2. Dani, que pena que nosso encontrou não deu certo, mas lendo tudo isto me deu mais vontade ainda de te ver e claro conhecer estes lugares...fica marcado pro dia 16 então, viu!! Prometo que desta vez eu apareço!! Beijos de café!!

    ResponderExcluir