sexta-feira, 24 de abril de 2009

NAMORO À ITALIANA

Antes de me casar, morei sozinha na Rua Cubatão, ali na Vila Mariana. O apartamento era um “apertamento” bem acabadinho, mas eu não tinha grana pra nada e adorava morar por ali. Tudo perto, metrô no outro quarteirão e do lado do lugar onde eu trabalhava. Eu vivia o sonho de consumo de todo paulistano: ia a pé para o trabalho! No caminho, passava sempre pelo Friccó, um restaurante fofo na própria Rua Cubatão (e está lá naquele casarão desde 1997). Minha mãe falava bem do dono e da esposa dele (elas trabalharam juntas em banco há milênios atrás). Uma noite, eu e o marido (que na época ainda era namorido) resolvemos experimentar. Não é uma cantina daquelas típicas, onde mal se consegue conversar (apesar de eu curtir isso muito também!), e não é um italiano cheio de frescura. Tem um clima bem intimista, de restaurante do bairro. Mas, para nós, naquela época em que tínhamos vergonha de contar o nosso salário (ah! Essa foi pra minha ex-chefe! Haha), foi um jantar especial com uma conta meio salgada. Mas gostamos muito. A cozinha deles é aberta e tem até nome: Teatro della Pasta. Achei interessante, porque cozinhar é mesmo uma arte. A comida é italiana autêntica com umas atualizações e combinações deliciosas. Comi o clássico do lugar, Friccó de Frango (carne temperada com ervas especiais e vinho branco) com espaguete, e o Marcos comeu uma massa com frutos do mar (que ele adora e eu odeio). Já faz um bom tempo e eu ainda lembro direitinho (mulheres...). Passamos em frente na semana passada e vi que o lugar foi ampliado. Tem um espaço só de vinhos e, ao que tudo indica, o cardápio sofreu umas mudanças. O Sauro Scarabotta (dono e chef do lugar) é um italiano super estabelecido no mercado de restaurantes de São Paulo há anos (chefiou restaurantes como O Leopolldo e Bar des Arts) e está criando uns petiscos diferentes para combinar com os vinhos. Fiquei curiosa. Na verdade, fiquei foi com saudades dos aromas e gostos daquela nossa noite romântica de começo de namoro. Acho que vou convidar o marido para jantar na Vila Mariana... Convide o seu amor também! (Dani Krause)
www.fricco.com.br
PS: Sugiro fazer reserva (porque o lugar não é grande) e consultar os horários de funcionamento antes (não abre em todos os horários tradicionais todos os dias).

4 comentários:

  1. Oi Danis,

    Que fofa a descrição do Friccó. Moro na Vila Mariana e não conheço, boa dica.

    Beijos e bom final de semana,

    Isa

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!

    O restaurante vale a visita, mesmo! Já fui várias vezes com da Dani minha cunhada, minha mãe e meu irmão - almoço típico de domingo da família! Eu gosto de coisas extravagantes e meu irmão do mega-básico. É inacreditável, mas tanto eu quanto ele costumamos sair satisfeitos!
    Os donos são muito simpáticos e o fato de o cardápio ir sendo renovado periodiamente - sem deixar os clássicos de fora - agrada os mencionados gregos e troianos. :o)
    Bjs,
    Tiz Dellore

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani , sou a Rita do Friicò e fiquei curiosa em saber quem é a sua mãe que trabalhou comigo em banco.abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita!
    Quanta honra você aparecer por aqui.
    Então, a minha mãe é a Silvia Guarnieri que trabalhou com você na Sogeral Leasing lá por volta de 88, 89.
    Qualquer dia vou com ela até a restaurante para vocês se encontrarem.
    Beijos,
    Dani Krause

    ResponderExcluir